A reverberação em um ambiente, também chamada de RT60 (Tempo que o som emitido leva para perder 60 db) é na prática o quanto "vivo" o som fica dentro da sala depois de emitido até deixar de ser percebido por nossos ouvidos. A questão primordial envolvida na importancia de se condicionar esses tempos de reverberação é porque quanto mais o som durar, maior a probabilidade desta "sobra" se encontrar com os outros sons emitidos causando mais confusão, perda de inteligibilidade e cancelamentos de fase que deterioram a qualidade (fidelidade) do som no geral.
Basicamente o que deve ser feito é adicionar materiais absorvedores ao ambiente para absorver essas ondas sonoras, assim diminuindo seu tempo de reverberação, porém isso não pode ser feito aleatoriamente pois, afinal, cada material tem uma eficiência maior em uma região de frequência, por exemplo, materiais como Dry Wall e Vidro absorvem bem graves porque vibram e tem mais densidade, já a lã de vidro e espumas de menor expessura são muito mais eficientes nos médio-agudos e agudos. O bom equilíbrio entre esses materiais chamamos de Coloração da Reverberação e pode ser atingida (calculado) usando tabelasde coeficientes de absorção, planilhas ou softwares acústicos.
O tempo de reverberação ideal pode variar em função do objetivo da sala, mas em geral segue a tabela abaixo:
Fonte: Biblia do Som - L.Cysne
Esses valores são para 500Hz, em geral salas de estudio de pequeno porte (50m3 = (20m2 x 2,5m)) tem RT60 entre 0,19 ~ 0,26 dependendo do objetivo.
Na tabela (Azul) abaixo podemos ver uma relação mais precisa em várias bandas de frequência que vão de 125Hz até 4KHz, bem como a proporção ideal entre frequências (Verde) e alguns dados relativos ao RT60:
Fonte: Curso Luiggi Granieri / Audio Complete
Resumindo de nada adianta um investimento enorme em equipamentos sem a devida atenção a acustica da sala. Um exemplo que sempre uso em aula é o de um automóvel esporte da alta performance rodando em uma estrada de terra esburacada, mesmo o veículo sendo excelente e muito potente sem um ambiente adequado sua performance será muito ruim e em alguns casos inviável.
Eng. Luiggi Granieri
Abaixo temos um vídeo de demonstração na prática da sala sem e com tratamento.
Comments